15 outubro 2015

#OutubroRosa de verdade


Oi, lindeeezas!
Tudo bem?




Outubro Rosa está aí, e eu gosto muito de toda a motivação por trás dessa campanha linda. :D Sempre participei desde quando passei a trabalhar com beleza e auto estima em salões.
E claro, o blog não ficaria de fora. Mas estava pensando muito porque eu não quero apenas falar sobre maquiagem, beleza e essas coisas que sim, fazem parte do nosso mundo. Mas Outubro Rosa é ainda mais que o estereótipo, é cuidado pessoal, é amor próprio, é se olhar no espelho, se tocar e conhecer o seu corpo... Muito mais que maquiagem, é a beleza interna da mulher, sabem?

Pensando nisso, resolvi abordar em um post sobre a motivação real da campanha e passar um pouco do que sei prevenção e diagnóstico precoce.




O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo detectado, maiores serão as chances de cura. Quando descoberto no estágio inicial, as chances de cura são de 95%.

O autoexame das mamas continua sendo uma forma de você perceber se algo está errado, porém não é mais uma forma de detectar o tumor precocemente. Ele funciona de uma forma secundária. Mas a questão é que quando o tumor atinge o tamanho ideal para ser apalpado, ele já não está mais no estágio inicial. 
Entretanto, a questão de se recomendar ainda o autoexame, é que ele deve ser feito sempre e mensalmente, para que você conheça o seu corpo e note se por acaso, algo estiver errado. O autoexame não deve ser feito apenas no mês de outubro, mas durante o ano inteiro, mensalmente.
Porém, ele não substitui a importância do exame clínico feito por um profissional da saúde por meio da palpação e, menos ainda, a mamografia.

Se você não sabe como fazer, abaixo segue uma imagem com o passo a passo para você fazer o autoexame em frente ao espelho. Faça mensalmente, em até 10 dias após a menstruação. Caso não tenha menstruação, marque uma data fixa no mês para fazer o autoexame. 




Mulheres a partir de 40 anos devem fazer uma mamografia por ano. É nessa idade que as chances de aparecimento do problema aumentam.
É raro que a doença surja antes dos 35 anos, mas pode acontecer. Então, até chegar nos 40, você pode solicitar ao seu médico ultrassonografias das mamas e regiões das axilas que podem ajudar a identificar alguma alteração.


O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. E você também pode observar algumas outras alterações visíveis. Portanto, é importante ir ao médico e conhecer o seu corpo.




E se você, está passando por algo assim delicado ou alguém na família passando, tenha força e fé! Não desanime, não desista, se informe o máximo que puder.
Deus não permitiu você passar por isso por acaso. :) Aproxime de você as pessoas que você ama e que te amam de verdade.
Eu vejo tantas pessoas correndo atrás de tantas coisas no mundo e não conseguem acompanhar o crescimento dos filhos, sabem? Penso que às vezes Deus permite passarmos por certas situações para mudarmos, olharmos a vida com mais valor e sermos gratos pelo que temos de real na vida, sermos pessoas melhores.

Claro que teremos nossos momentos cor de rosa por aqui, quero trazer maquiagens sim. Mas espero que não vejam mais Outubro Rosa apenas como beleza, maquiagem e vaidade. Não é somente isso, é autoestima, amor próprio e saúde, independente de maquiagem, batons e essas coisas.

No portal Mulher Consciente você vai encontrar todas as informações sobre Câncer de Mama, Útero, Ovário. Vale muito a pena você ler e se informar! Informação é a melhor sugestão sempre.

Sintam-se abraçadas então, suas lindas!!!

Espero que gostem!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita em meu blog e pelo comentário.
Te responderei assim que possível. ;)

Espero que volte mais vezes!