07 abril 2015

pH do Cabelo




Hoje a blogueira quer bater um papo técnico com vocês. Vamos falar sobre pH dos cabelos? O que é isso?

pH é a sigla para Potencial Hidrogênico. Numa linguagem bem clara para facilitar a vida de todo mundo, o pH indica a acidez, neutralidade e alcalinidade de um meio qualquer.

E o que pH tem a ver com nosso cabelo? TUDO. Vai por mim!

A escala universal do pH vai de 0 a 14. Onde de 0 a 6 o pH é ácido; em 7 o pH é neutro; e de 8 a 14 é alcalino (ou base).



Cada parte do nosso corpo possui um pH e o do fio de cabelo está entre 4,2 a 5,8.

Todos os cosméticos que vocês usam para lavar, tratar e finalizar os seus cachinhos possuem índices de pH adequados para o cabelo e de acordo com a função de cada produto. Vejam:



Cosméticos com pH ácido são aqueles que fazem as cutículas dos fios se alinharem/fecharem. Está basicamente nos condicionadores e tratamentos, dão aquela sensação de cabelo molinho ao aplicar. 
Para os shampoos, o pH adequado deve ficar entre 5 e 6, para que não danifiquem os fios. Exceto quando falamos de shampoos anti resíduos que possuem mesmo um pH mais elevado com finalidade de dilatar o fio (abrir as escamas).

Um produto com o pH alcalino é aquele que abre/dilata as cutículas do cabelo para ação de outros cosméticos no interior do fio. Colorações, relaxamentos, descolorações e progressivas possuem esse pH, por isso o fio acaba sendo danificado mais rapidamente caso não haja cuidados após esses procedimentos. 

Um produto com pH alcalino faz o fio dilatar tão severamente que sem cosméticos de pH ácido as escamas do fio não conseguem fechar sozinhas.
Hoje no mercado cosmético há algo novo (pelo menos para mim) chamado Acidificante, que como o nome já sugere, é um tratamento para ajudar a selar as cutículas dos fios. Por isso estou fazendo esse post como um resumo introdutório ao tema pois logo em breve quero falar sobre os acidificantes.

Então, num resumo bem fácil de fixar: O pH do cabelo fica entre 4,2 a 5,8. Para o meio cabelo, esse seria o pH neutro.Cosméticos que possuem um pH abaixo do indicado como neutro para o fio, serão ácidos e ajudarão a selar cutículas, reter hidratação e nutrientes e auxiliarão no brilho. Cosméticos com o pH acima do indicado como neutro para os cabelos, será alcalino e fará as escamas do seu cabelo dilatar e só são usados antes de tratamentos ou químicas que atuarão no interior do fio. Essa informação sobre pH muitas vezes vem no rótulo do produto.


Consegui ser clara? 
Caso eu tenha deixado e gerado dúvidas, só escreverem que responderei assim que possível. Mas fique de olho e aguarde o post sobre os Acidificantes. 

Espero que tenham gostado!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita em meu blog e pelo comentário.
Te responderei assim que possível. ;)

Espero que volte mais vezes!