20 janeiro 2014

O meu Cronograma Capilar


Quando mostrei a vocês meu cabelo novo, eu citei no post que havia montado um Cronograma Capilar para poder cuidar dos meus fios de forma mais eficaz. Porém, nem fui muito longe no assunto...

Cronograma Capilar é uma rotina de tratamento profundo dos fios que requer disciplina. É como se você estivesse colocando o seu cabelo em uma dieta, sabe? A cada dia, você vai alimentar ele com o tratamento que ele necessita.
Trata-se de montar um planejamento onde seu cabelo será hidratado, nutrido e reconstruído, conforme ele precisar no período de um mês.

Quem desenvolveu o Cronograma Capilar foi o querido Ronaldo Cachos. Já vi várias tabelinhas rodando por aí, mas a mais comum é essa:


  
Porém, contudo, entretando, todavia, e bicuda que sou... Tive que colocar meu pitaco, rs. Já que claro, cada um pode montar o seu cronograma como preferir. :D
Mas, analisando o cronograma acima tecnicamente, quando falam para mim de hidratação e principalmente nutrição, estão me falando de tratamentos que selam as escamas dos fios. Então, eu não vejo muito sentido em hidratar e nutrir os fios, selando as escamas deles antes da reconstrução ser feita. Pense comigo: Quando se trata de cabelos muito danificados ou simplesmente como o meu que passou por decapagem e coloração seguidas, o tratamento de força (reconstrução) será o X da questão.

Sendo assim, montei o meu Cronograma da seguinte forma:




Uma nutrição além de selar escamas, também reconstrói, mesmo que numa proporção menor.
Já a hidratação para um cabelo cacheado é super importante para doar umidade, pois um cabelo cacheado ressecado vai ficar bem rebelde. E gostamos deles macios e comportados, certo? E uma hidratação não vai funcionar se o seu cabelo estiver fraco e danificado, muito menos se estiver poroso (com as escamas abertas).
Então, você pode mesclar muito bem hidratações e nutrições no programa após a etapa de recontrução, na proporção de duas hidratações para uma nutrição. Super simples, não é?

Sendo assim, no meu Cronograma, a Reconstrução veio na primeira etapa já para devolver a massa que meu cabelo perdeu durante os procedimentos químicos, ajudando de imediato na recuperação dos fios e evitando quebras.
Logo em seguida, a nutrição, doando mais nutrientes e selando as cutículas para manter tudo o que também foi absorvido com a recontrução anterior, além de deixar os fios brilhantes. 
E para fechar com chave de ouro e muita maciez, hidratação para levar água e deixar os fios macios e disciplinados.
E para dar continuidade, é só seguir com o combo de 2 hidratações para 1 nutrição.

Espero ter bons resultados e claro, estarei por aqui mostrando tudo a vocês.
Vale ressaltar, que o Cronograma é pessoal e você pode montá-lo como melhor lhe servir.

Logo, estarei mostrando produtos que podem ser relacionados ao Cronograma Capilar.

Até mais! ;)



21 comentários:

  1. amei vou fazer esse seu cronograma tb ,obrigada pela dica.bjocas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dê. faz um tempo q não apareço por aqui e nem acredito q seu cabelo está ainda mais lindo! #meusonhodeconsumo
    Amei o post pq me fez pensar bem na necessidade do meu cabelo, ao invés de seguir um cronograma pronto e imparcial. Mas me tira uma dúvida: depois q eu seguir o cronograma por 1 mês, devo repeti-lo todo mês ou dar um intervalo (de qto tempo) mantendo só hidratações? E passa logo a lista dos produtos q vc tá usando #ansiosa. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izabel, muito obrigada! :D
      Depois de finalizar o mês do Cronograma, vc pode seguir aplicando o que seu cabelo necessitar. Hidratação x Nutrição seriam boas pedidas e reconstrução somente 1x ao mês. Você pode dar intervalos de 1 ou 2 meses, tudo depende muito da sua necessidade, flor. ^^
      Vou passar sim, segunda já vai sair um post sobre Reconstruções.

      Beeejos e muito obrigada!

      Excluir
  3. Agora tenho uma dúvida que é a de muitas cacheadas, tenho certeza: o que fazer com o cabelo no "dia seguinte" à hidratação/ nutrição/ reparação qdo vc acordar com ele bem cacheadinho, mas com muuito frizz? Comecei meu cronograma ontem (meu cabelo precisa muito - comecei pela hidratação), mas hj está com muito frizz. Help!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um vídeo sobre day after no canal. MAs vou fazer um outro atualizado. Boa sugestão, Izabel! :D

      Beijos e obrigada =**

      Excluir
  4. Quando a máscara da hidratação tem alguma substância de reconstrução (como a da Acquaflora, que tem colágeno) significa que ela ainda é hidratação ou passa a ser reconstrução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessariamente, Mariana.
      Quando uma máscara reconstrutora passa a ter algum ativo hidratante na fórmula, é para que o cabelo após a aplicação fique macio, sem vc ter aquela sensação de fio rígido. ;)

      Bjs e muito obrigada! =**

      Excluir
  5. dezinha ja senti diferenca fazendo seu cronograma, meu cabelo esta bem mais macio e domada, bjocas sou sua seguidora fiel, lindonaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, que beleza!
      Muito bom saber, Adriana.

      Beijos e muito obrigada por tudo sempre! =**

      Excluir
  6. Acho interessante mostrar o que cada máscara deve ter para ser classificada como do tipo Nutrição, Hidratação ou Reconstrução! Tenho umas 3 ou 4 máscaras em casa e fico perdidinha sem saber qual é pra que! Fui comprando porque foram falando que era boa e tal e fiquei com várias! Seria muito bom poder aproveitá-las para ingressar na rotina HNR.

    Queria aproveitar para dizer que seu cabelo está lindo!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rach, é uma boa pedida. Por isso venho citando os ativos mais comuns delas.
      Normalmente, vc tbm não precisa sofrer com isso pois o rótulo já indica a função de cada uma.

      Bjs e muito obrigada =**

      Excluir
  7. Olá, Dêzinha,

    Parabéns pelo Blog, você e seus cachos são demais ;).
    Menina, tenho algumas dúvidas: Bem, no dia seleção para cada uma das etapas do cronograma, eu devo usar toda a linha das máscaras recomendadas? Ou posso ficar utilizando o mesmo shampoo em todos as etapas. A mesma dúvida é em relação à finalização... beijo no S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patricia. Muito obrigada!
      Você pode usar o shampoo que prefrir durante o cronograma, não precisa ter um shampoo para cada etapa. Quanto à finalização é a mesma coisa, pode finalizar como vc preferir. ^^

      Bjoss =**

      Excluir
  8. Eu nunca tinha parado pra pensar na reconstrução dessa forma. Quer dizer que se o cabelo estiver carente de reconstrução ele vai ter dificuldade pra segurar a hidratação e a nutrição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keilla, é o oposto, vc precisa na verdade segurar a reconstrução nos fios. Por isso o ideal é hidratar/nutrir depois dela. Num fio enfraquecido e sem corpo, a hidratação/nutrição não surtem um efeito tão bom. ;)

      Beeeejos =**

      Excluir
  9. Olá, que post interessante. Uma pergunta: no meu caso não faço uso de produtos químico (cor natural, sem alisamento, cachos livres rsrsrrs). Neste caso, você diria que eu devo pular a reconstrução ou todo cabelo precisa em algum momento? Obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo sem usar nenhuma química, é interessante que vc use sim uma reconstrução, pelo menos 1x vez ao mês. ;)

      beejos e muito obrigada =**

      Excluir
  10. oi flor gostaria de saber se essa dica se faz 1x em cada semana ou seja no mês seria 4x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cilene. O quadro é um programa de tratamento para um mês inteiro, 3 tratamentos por semana, um por lavagem, durante um mês, de acordo com a ordem indicada. ;)

      beeejos =**

      Excluir

Muito obrigada pela visita em meu blog e pelo comentário.
Te responderei assim que possível. ;)

Espero que volte mais vezes!