18 julho 2012

Os segredos para estilizar bem o cabelo cacheado


Esse é um pequeno detalhe que faz uma grande diferença quando estamos arrumando os nossos cachos. E por incrível que pareça, o grande mistério que deixa muitas cacheadas nervosas e curiosas por aí.
Claro que cada cacho é um cacho, mas hoje me bati com um artigo bem bacana no Naturally Curly, onde esse tópico foi abordado pela equipe do Natural Hair Rules.

Vamos ver quais dicas essa galera que é super entendida de cachos preparou para nós?



O QUE FAZER:

Seguir as instruções -  Para tirar o máximo proveito de seus produtos de cabelo, leia as instruções. Isso irá assegurar que você colherá os benefícios dos produtos.

Use ferramentas para desembaraçar ou técnicas para definir os seus cachos antes de estilizar. Isso fará uma grande diferença quando você aplicar o produto finalizador. Hoje muitos profissionais recomendam alinhar os fios por fitas após a lavagem, para minimizar os nós. Você também pode desembaraçar e definir os seus cachos naturais com uma escova Denman (juro que logo falarei sobre ela) ou um pente de dentes largos. Os dedos para pentear são "Ok" também, mas funcionam melhor no estilo wash-n-go (lavar e estilizar com o cabelo molhadão).

Utilizar um produto finalizador - Produtos finalizadores (gel, cera, mousse...) ajudam a manter os cachos por mais tempo e controlam o frizz. Se você prefere um produto natural, pode tentar o gel de linhaça, gel de aloe vera ou usar o Shealoe (mistura entre manteiga de karité e aloe vera).

O QUE NÃO FAZER: 

Não movimente demais o cabelo ao lavar e pentear - Desembaraçar um cabelo encaracolado é um trabalho duro. Movimentos demais no cabelo pode tranformá-lo em um ninho de ratos, em vez de cachos bem desembaraçados.
Para ajudar com os nós, penteie o seu cabelo no chuveiro, na direção em que ele cresce naturalmente.

Não utilize produtos demais no cabelo - Aplicar muitas camadas de produtos sobre os fios pode não ajudar o "cabelo faminto" pela necessidade de lutar contra a umidade natural e controlar o frizz. Pode também causar o desagradável efeito inverso. 
Alguns produtos simplesmente não funcionam bem quando combinado com muitos outros.

Não utilize pouco produto para estilizar - Você deve usar uma boa quantidade de produto para obter bons resultados. Se as intruções recomendam uma quantidade generosa para ser aplicada das pontas à raíz, então seja generoso com o produto.

Não trançar os cabelos ou fazer o "twist" diante do espelho - Parece loucura, mas pense nisso: se você estiver trançando ou "twisting" seu cabelo diante do espelho, você estará assistindo ao reflexo de suas mãos e ficará confusa.


E agora? Será que depois dessas super dicas perderemos tempo arrumando o cabelo para não obter um bom resultado?
Estamos prontos para deixarmos nossos caracóis deslumbrantes? Então, vamos aos trabalhos! 

Sou super estabanada ao estilizar meu cabelo, mas ele também não me dá muito trabalho, na verdade. Porém, sou bem rigorosa quanto ao uso correto dos produtos, em ser cuidadosa e também quanto ao mix de produtos que faço para não sobrecarregar os fios. Só não tenho paciência para fazer fitas, ou separar o cabelo em mechas, camadas e tal...
Vocês andam me pedindo muito e logo estarei fazendo um vídeo para vocês verem como é que finalizo o meu cabelo após a lavagem. Me aguardem! ;D