10 janeiro 2010

Como fazer a limpeza adequada dos cabelos


Com tantas opções no mercado de xampus e condicionadores, é difícil escolher um produto que contenha proteínas e potentes ativos que hidratam, dão brilho e maciez aos cabelos. Veja as dicas de um especialista e as novidades do mercado.


Cada cabelo tem uma característica que necessita de cuidados específicos. Os xampus, além de lavar e perfumar, são essenciais na manutenção de proteínas que fazem os fios crescerem naturalmente. É importante, portanto, saber qual o tipo do cabelo e os principais componentes do produto que será utilizado. Diante de muitas variedades, entretanto, como fazer a escolha correta?


Originalmente, sabonete e xampu eram produtos muito similares. Contudo, no decorrer do século XX, o mercado tem recebido vultuosa quantidade de xampus e condicionadores, com diversas formulações, gerando dúvida e confusão na cabeça do consumidor.


Para o especialista em desenvolvimento de produtos capilares da Biotec Dermocosméticos, Everton de Freitas, as pessoas devem ir à perfumaria com a certeza das características do cabelo que têm, para não se confundir com tantas propagandas, pois a aquisição de um produto errado traz resultados adversos, ou seja, pode danificar os cabelos. “Se uma pessoa que tem cabelo seco usar um xampu para cabelo oleoso, por exemplo, o resultado pode ser o ressecamento”, explica o especialista.


Cargas negativas e positivas



Há, porém, outros fatores que também podem causar a danificação do couro cabeludo, afirma o especialista. Os cabelos possuem uma estrutura com dois tipos de cargas: negativa e positiva. O xampu possui somente carga negativa (aniônica), que tem como principal função a limpeza. Já o condicionador possui carga positiva (catiônica) que, além de fechar a cutícula dos fios, desembaraça os cabelos e repõe a camada lipídica, removida pelo xampu, neutralizando as cargas dos cabelos.


Caso contrário, se uma carga for maior que a outra, os cabelos também poderão ressecar. “Por isso, além de todo processo de limpeza e hidratação que o xampu e condicionador fazem, é importante utilizar os dois produtos para equilibrar as cargas. Sempre primeiro o xampu e depois o condicionador, nunca os dois juntos”, comenta Freitas.


Estudos científicos comprovam que as proteínas são importantes na composição de qualquer produto capilar e para qualquer tipo de cabelo, pois formam um filme que evita a perda de água, evitando a desidratação.




Fonte:site bsg

5 comentários:

  1. Olá devas brasil...
    Ainda não utilizou as técnicas low/now poo, estou testando novos produtos proibidos e vendo se eu acho algo, antes de aderir a técnica, então assimilando vários metodos que vocês apresentam por aqui, e tb alguns da comu cabelos cacheados, já consegui domar o volume dos cachos...bem quase...hehe mas últimamente meu cabelo esta sem brilho Assim olhando de perto ele tem brilho... mas de longe a sensação não é a mesma. Eu não uso shampoo anti-residuos, será que o meu problema é acumulo dos vários produtos q já usei??

    ResponderExcluir
  2. oi geovana isso mesmo ja que vc usa produtos com silicone e ou oleo mineral seria bom usar um anti residuos pelo menos uma vez ao mes caso tenha o cabelo tingindo e sempre seguido de uma hidratação potente pois os anti-residuos contem muitos detergentes para retirar os residuos entao é de extrema importancia uma mascara de tratamento logo após tah?

    ResponderExcluir
  3. Hum... justamente... meu cabelo é virgem e sem nenhum tratamento quimico... sempre cacheadinho da silva...hehe qual anti-residuos vc me indica?? Já ouvi falar muito do shampoo desintoxicante na Eh, ele faz esse efeito?

    ResponderExcluir
  4. geovana ja usei esse mas não sei se realmente retirava por completo a sujeira..mas era o unico na epoca que usei que ressecava menos o meu cabelo.
    ou vc pode usar a receita aqui no blog do livro da lorraine bakeing soda da uma olhada em receitas ok?
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Gente, essas informações de cargas positivas e negativas vão contra o low/now poo???

    Estou aderindo ao low poo e confesso ter um pouco de receio... Se eu não usar o shampoo, vou desiquilibrar a hidratação do meu cabelo????

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita em meu blog e pelo comentário.
Te responderei assim que possível. ;)

Espero que volte mais vezes!