07 março 2009

Ativos Poderosos

O que é um principio ativo?

É a substancia principal que constitui um medicamento ou cosmético.

É a substância que vai agir sobre os cabelos, sendo o responsável pelo efeito desejado.

Vamos descobrir para que serve cada um?

Abacate:
Contém ácidos graxos que evitam o ressecamento,dando maciez.Além de Vitamina A,B1,B2,D,E , betacaroteno,potássio,magnésio,zinco,ferro e cálcio além de outros oligoelementos


Açaí
– Rico em lipídios e vitaminas B1 e E, é considerado altamente potente no combate aos radicais livres.


Aloe Vera
– Composta por aloína, minerais, elastina, colágeno, vitaminas e enzimas, confere emoliência, umectação, adstringência e cicatrização, ativando também o crescimento dos cabelos


Coco:
Possui uma grande concentração de potássio e magnésio,além de conter minerais como zinco,fósforo,enxofre,manganês,enxofre e silício.Os benefícios ao fios é que hidratam deixando os fios macios e brilhantes.


Cupuaçu:
Fruto típico da Amazônia tem alta capacidade de absorção de água duas vezes maior que a lanolina,possibilita a recuperação da umidade natural do cabelo.Rica em fósforo,cálcio e proteínas.Possui vitamina A, B1, B2 e C.


Uva:
Possui glicídios,proteínas ,vitaminas B1,B2,B5,B6 e PP,açucares,sais minerais e antioxidantes.
Da fruta se aproveita o óleo da semente que contém alfa-tocoferol,ácidos linoléicos e palmítico,é emoliente e forma um filme protetor ao redor do fio do cabelo.

Já o vinho tinto que existe em vários cosméticos capilares contém polifenóis como o resveratrol que tem alto poder antioxidante e acelera o processo de regeneração celular.

Oliva:
Possui um ativo chamado Leuropeína reconhecido pela ação antioxidante e antimicrobiano.No cabelo essa substancia protege contra os radicais livres,além de ação antiflamatória e fotoprotetora(previne o envelhecimento)

O óleo de oliva tem propriedades hidratantes,emolientes e dermoprotetoras.
Colabora para devolver a resistência e elasticidade do fio.
Já na coloração ele nutre e facilita a penetração dos corantes no cabelo.


Murumuru:
é uma palmeira bastante comum encontrada na Ilha de Marajó(PA)

Das suas sementes se faz uma manteiga. A composição é uma mistura de ácidos graxos essenciais como o linoléico e oléico,que conferem brilho maciez e protegem o Ph natural do fio.
É considerada melhor que os silicones de ultima geração pois tem um maior grau de afinidade com o fio já que se comporta como se reconhecesse o componente.
O resultado é brilho e condicionamento e facilidade em pentear.

Karité:
Originária da África possui Filtro solar natural. Contém vitamina A,E e F,ácidos graxos e tocoferóis que atuam como antioxidante.Excelente emoliente.


Mel:
Hidratante, emoliente, nutritivo e restaurador. Possui vitaminas do complexo B,Vitamina C e sais minerais,e açúcares.


Proteína Hidrolisada: Derivados de peptidios de fontes vegetais como trigo,aveia,soja e arroz elas se fixam as áreas danificadas da superfíce capilar mantendo o teor de umidade natural e melhorando a integridade dos fios. Além disso formam filmes protetores que funcionam como barreiras para agentes externos.



Fonte de pesquisa: Internet,livros de plantas e ervas e revista química e derivados.

Um comentário:

Muito obrigada pela visita em meu blog e pelo comentário.
Te responderei assim que possível. ;)

Espero que volte mais vezes!