10 fevereiro 2009

Um fio de cabelo - Parte I


Olá, curly beloveds!

Depois de um looongo período de férias, estou de volta e retomando as atividades em nosso curly blog.

Antes de falarmos de inúmeros tratamentos, produtos, dicas e experiências, vamos começar entendendo um fio de cabelo? Isso mesmo! Quero mostrar a vocês primeiramente a composição física de um fio de cabelo, pois acredito que passamos a cuidar bem melhor do que é conhecido. Concordam?

Então, vamos lá?

O fio de cabelo é uma estrutura fina, que cresce em média 2cm ao mês. Cada fio é composto fisicamente por três camadas:

•. Cutícula – é a camada externa do fio. É por ela que penetram os agentes químicos e ambientais para o interior do fio.

A cutícula permanece intacta somente a alguns milímetros da raiz. Sua sensibilização é causada por ações mecânicas (escovar, pentear, secar, lavar friccionando como roupa), químicas (shampoos, ondulações, coloração, descoloração, alisamentos) e ambientais (sol, mar, vento, piscina). A danificação da cutícula faz com que o cabelo fique opaco, difícil de pentear, com aparência ressecadae áspero ao toque.

A danificação em excesso da cutícula faz com que apareçam as tão terríveis pontas duplas. A cutícula capilar é formada por 6 a 10 camadas sobrepostas como telhas em um telhado, ela é responsável pelo brilho dos cabelos e influencia fundamentalmente no toque, na suavidade, na penteabilidade, e formação de carga estática.

•. Córtex – é a camada mediana do fio. É no córtex que as proteínas se transformam em fibras paralelas dando resistência e elasticidade necessárias para um cabelo saudável, essas fibras também determinam o grau maior ou menor de porosidade do fio. Sua estrutura pode ser alterada por agentes químicos e luz ultravioleta proveniente dos raios solares.

•. Medula – encontra-se no centro do fio, como se fosse uma espinha dorsal e é constituída por pigmentos. Em um cabelo alterado por agentes químicos a medula apresenta-se quebrada ou às vezes ausente.

Na mulher, ela é responsável pela nutrição e sustentação do fio. No homem, ela não apresenta nenhuma função real, às vezes pode até ser ausente.


Então pessoal, agora que conhecemos a estrutura física dos nossos fios de cabelo e da função de cada uma dessas camadas, nosso próximo passo será conhecermos a composição química de cada fio, ok? Nos aguardem!

Obrigada por estarem conosco e um beijão master!

Com amor, Dêzinha.

;*

Um comentário:

  1. ADOREI!! Estava mesmo querendo saber mais sobre o fio!!!Obrigada!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita em meu blog e pelo comentário.
Te responderei assim que possível. ;)

Espero que volte mais vezes!